Seul, Coreia do Sul, 26 de dezembro de 2025, Yonhap News – A promotoria especial da Coreia do Sul solicitou uma pena de 10 anos de prisão para o ex-presidente Yoon Suk-yeol, acusado de obstruir tentativas de detê-lo e de outras violações legais relacionadas à sua tentativa fracassada de impor lei marcial no final do ano passado.
Yoon enfrenta múltiplos julgamentos desde que foi impeachado e removido do cargo após declarar lei marcial em dezembro do ano passado, episódio que desencadeou forte instabilidade política no país. A promotoria afirma que, em janeiro, o ex-presidente ordenou ao serviço de segurança presidencial que impedisse sua própria detenção, configurando obstrução de justiça.
O pedido de pena é o primeiro apresentado pela equipe especial de investigação, que conduz uma série de processos contra o ex-presidente. A promotoria sustenta que Yoon abusou de sua autoridade e tentou manipular o aparato estatal para evitar responsabilização.
Segundo veículos de imprensa sul-coreanos, outro julgamento envolvendo Yoon — desta vez por insurreição — deve ser concluído em janeiro, com uma decisão prevista para fevereiro. A acusação é considerada uma das mais graves do sistema jurídico sul-coreano.
O tribunal distrital central de Seul deve anunciar o veredicto do caso de obstrução de justiça no próximo mês. Yoon nega todas as acusações.
- Canadá revisará dependência dos EUA em compras de defesa - 19 de fevereiro de 2026 12:31 am
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm




















