9.6 C
Kóka
domingo, 7 dezembro, 2025 6:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Plano de segurança dos EUA destaca “America First”

Estratégia nacional reforça prioridade doméstica e cobra aliados asiáticos por mais gastos militares.

spot_img

Washington D.C., Estados Unidos, 6 de dezembro de 2025, Associated Press (AP) – O governo dos Estados Unidos divulgou um novo plano de segurança nacional, marcado pela visão de mundo “America First”, que enfatiza a estabilidade no Hemisfério Ocidental e exige que aliados asiáticos aumentem seus gastos com defesa.

O documento, publicado nesta semana, detalha os objetivos diplomáticos e militares da administração Trump e afirma que os EUA têm arcado com custos excessivos para proteger seus aliados, além de terem se envolvido em conflitos considerados periféricos ou irrelevantes para sua própria segurança.

“O plano busca reafirmar e aplicar uma correção à Doutrina Monroe, garantindo que nenhuma potência estrangeira colonize novamente as Américas”, destacou o texto oficial.

A estratégia também ressalta a necessidade da presença militar norte-americana no hemisfério para enfrentar ameaças urgentes, como o narcoterrorismo.

Em relação à China, o documento afirma que o presidente Trump rompeu com décadas de suposições equivocadas, ao reconhecer que Pequim não se integraria à ordem internacional baseada em regras apenas pela abertura de mercados e investimentos.

O plano prevê medidas para proteger cadeias de suprimentos críticas, incluindo minerais raros, e interromper a exportação de fentanil para os EUA.

Sobre Taiwan, o texto reforça que os EUA não apoiam mudanças unilaterais no status quo do Estreito e que deter um conflito é prioridade, preservando superioridade militar.

“Embora seja necessário construir uma força capaz de negar agressões na Primeira Cadeia de Ilhas, os EUA não devem agir sozinhos”, afirma o documento.

O plano conclui cobrando que aliados como Japão, Coreia do Sul e Taiwan aumentem significativamente seus investimentos em defesa, para garantir a segurança coletiva e conter adversários na região estratégica do Pacífico.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img