Tóquio, Japão, 7 de dezembro de 2025, NHK – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo à comunidade internacional para reforçar as medidas de preparação contra futuras pandemias, destacando que o próximo surto não é uma questão de “se”, mas de “quando”.
Em entrevista concedida em Tóquio no sábado (6), Tedros ressaltou a importância de ações coordenadas entre os países, com base no Acordo de Pandemia adotado em maio pelos Estados-membros da OMS.
O dirigente também comentou sobre a decisão dos Estados Unidos de suspender o financiamento e anunciar a retirada da OMS, reconhecendo que programas voltados para HIV, malária e tuberculose foram afetados. Apesar disso, disse ver a crise como oportunidade para melhorar a organização, diversificando fontes de financiamento e otimizando recursos.
Tedros reforçou ainda a relevância da cobertura universal de saúde (UHC), que garante acesso a serviços médicos de qualidade sem dificuldades financeiras, classificando-a como um direito humano fundamental.
O apelo da OMS reforça a necessidade de cooperação internacional para enfrentar futuros desafios sanitários, em um cenário em que a preparação e a solidariedade são vistas como pilares essenciais para proteger vidas em escala global.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















