5 C
Kóka
sexta-feira, 26 dezembro, 2025 10:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Kim ordena ampliar produção de mísseis e projéteis

Ditador norte-coreano exige expansão industrial e novas fábricas de armamentos para 2026.

spot_img

Seul, Coreia do Sul, 27 de dezembro de 2025, Yonhap News – O líder norte-coreano Kim Jong Un determinou a ampliação da capacidade nacional de produção de mísseis e projéteis, além da construção de novas fábricas de armamentos. A ordem foi divulgada após inspeções realizadas por Kim em instalações da indústria bélica do país, segundo informações da mídia estatal.

Durante a visita, Kim foi informado sobre os resultados do setor de produção de mísseis e projéteis ao longo de 2025. Ele demonstrou satisfação com o cumprimento das metas estabelecidas para o ano, que marca o encerramento do atual plano quinquenal de defesa.

Kim destacou que é essencial elaborar um novo plano de produção para 2026, capaz de atender às futuras demandas das forças de mísseis e artilharia do Estado.

O líder norte-coreano também afirmou que os órgãos responsáveis devem se preparar para implementar, de forma incondicional e responsável, os novos projetos de modernização e expansão que serão apresentados no próximo Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Imagens divulgadas pela televisão estatal mostram uma grande quantidade de mísseis alinhados no chão de uma fábrica, indicando o volume atual de produção. Especialistas observaram que alguns dos armamentos exibidos são mísseis balísticos de curto alcance do tipo KN23, modelo que a Coreia do Norte tem fornecido à Rússia.

Analistas afirmam que as instruções de Kim podem estar relacionadas ao aumento da demanda russa por munições, em meio ao aprofundamento da cooperação militar entre os dois países.

Observadores internacionais avaliam que a expansão da capacidade industrial bélica reforça a estratégia de dissuasão de Pyongyang e pode intensificar tensões regionais, especialmente diante do aumento de testes de mísseis realizados pelo regime nos últimos anos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img