Tóquio, Japão, 3 de dezembro de 2025, Kyodo News – O ministro da Agricultura do Japão, Suzuki Norikazu, afirmou que o mercado interno pode sofrer impacto significativo após a suspensão das importações de carne suína da Espanha. A medida foi adotada na última sexta-feira (28), depois da detecção de peste suína africana em javalis no país europeu.
Segundo o ministério, o Japão importou cerca de 178 mil toneladas de carne suína da Espanha no último ano fiscal, o que representou 18% do total e tornou o país o terceiro maior fornecedor. Grande parte desse volume é destinada à produção de bacon, presunto e salsichas, produtos que podem ser especialmente afetados pela suspensão.
Até o momento, nenhum caso foi confirmado em território japonês, e não há vacina eficaz contra a peste suína africana. O governo reforçou que está monitorando a situação e ampliando medidas de biossegurança para evitar a entrada da doença no país.
A suspensão das importações levanta preocupações sobre o abastecimento e os preços no mercado doméstico, especialmente em setores que dependem de carne suína processada.
O governo japonês avalia alternativas de fornecimento e busca garantir que o mercado interno não enfrente escassez, ao mesmo tempo em que mantém rigorosas medidas de prevenção contra a doença.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















