9.6 C
Kóka
domingo, 7 dezembro, 2025 8:37: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão pode permitir coordenação entre companhias aéreas

Mudança nas regras busca aliviar custos das empresas diante da queda em viagens de negócios e alta do combustível.

spot_img

Tóquio, Japão, 6 de dezembro de 2025, NHK – O governo japonês estuda permitir que companhias aéreas coordenem suas operações em voos domésticos, incluindo ajustes de horários e quantidade de voos. A medida surge em meio à queda nas viagens de negócios e ao impacto da alta nos preços do combustível.

Fontes do Ministério dos Transportes informaram que a proposta será apresentada a um painel de especialistas nesta sexta-feira (5), levando em consideração também as opiniões da Comissão de Comércio Justo.

“A ideia é aliviar o peso financeiro das empresas aéreas e garantir a manutenção de rotas essenciais”, destacaram autoridades.

O painel, criado em maio (5), avalia formas de reduzir os custos das companhias. Entre as propostas, está a possibilidade de que, em rotas para ilhas remotas, as empresas possam discutir mudanças no número de voos e até operar serviços em code-share, assegurando a continuidade do transporte.

Já em rotas que conectam grandes cidades como Tóquio, Sapporo e Fukuoka, as companhias poderiam coordenar horários para evitar concentração de voos em determinados períodos.

Segundo o ministério, todas as medidas seriam implementadas de forma a respeitar a lei antimonopólio.

“Embora possa haver aumento nas tarifas aéreas, o objetivo é preservar a conectividade e a sustentabilidade do setor”, afirmaram especialistas.

O painel pretende ouvir representantes do setor e elaborar uma recomendação preliminar até maio do próximo ano, definindo os parâmetros para a possível mudança nas regras de operação das companhias aéreas japonesas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img