Tóquio, Japão, 6 de dezembro de 2025, NHK – O governo japonês estuda permitir que companhias aéreas coordenem suas operações em voos domésticos, incluindo ajustes de horários e quantidade de voos. A medida surge em meio à queda nas viagens de negócios e ao impacto da alta nos preços do combustível.
Fontes do Ministério dos Transportes informaram que a proposta será apresentada a um painel de especialistas nesta sexta-feira (5), levando em consideração também as opiniões da Comissão de Comércio Justo.
O painel, criado em maio (5), avalia formas de reduzir os custos das companhias. Entre as propostas, está a possibilidade de que, em rotas para ilhas remotas, as empresas possam discutir mudanças no número de voos e até operar serviços em code-share, assegurando a continuidade do transporte.
Já em rotas que conectam grandes cidades como Tóquio, Sapporo e Fukuoka, as companhias poderiam coordenar horários para evitar concentração de voos em determinados períodos.
Segundo o ministério, todas as medidas seriam implementadas de forma a respeitar a lei antimonopólio.
O painel pretende ouvir representantes do setor e elaborar uma recomendação preliminar até maio do próximo ano, definindo os parâmetros para a possível mudança nas regras de operação das companhias aéreas japonesas.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















