Tóquio, Japão, 19 de dezembro de 2025, Kyodo News – Os ministros da Defesa do Japão e das Filipinas manifestaram séria preocupação após um incidente envolvendo aeronaves militares chinesas.
Em videoconferência realizada na quinta-feira (18), o ministro japonês Koizumi Shinjiro relatou que, em 6 de dezembro, ao menos um caça chinês direcionou seu radar de forma intermitente contra aeronaves da Força Aérea de Autodefesa do Japão.
Koizumi também mencionou o voo conjunto de bombardeiros chineses e russos em 9 de dezembro, que partiram do Mar da China Oriental em direção ao Oceano Pacífico, passando pela costa da ilha japonesa de Shikoku.
Durante a reunião, Koizumi e o secretário filipino de Defesa, Gilberto Teodoro, reafirmaram oposição a ações coercitivas no Mar da China Oriental e no Mar do Sul da China, em clara referência às movimentações de Pequim.
Os dois líderes também confirmaram o compromisso de fortalecer a cooperação bilateral, incluindo o desenvolvimento conjunto de equipamentos e tecnologias de defesa.
O encontro reforça a crescente aproximação entre Tóquio e Manila diante das tensões no Indo-Pacífico, ampliando esforços para conter riscos e garantir equilíbrio estratégico na região.
- Japão quer ampliar áreas de proibição de drones - 19 de dezembro de 2025 5:50 am
- Suspeito preso após roubo milionário em Hong Kong - 19 de dezembro de 2025 5:46 am
- Japão inicia consultas sobre investimento de US$ 550 bi nos EUA - 19 de dezembro de 2025 5:42 am

