Tóquio, Japão, 3 de dezembro de 2025, NHK – O governo japonês lançou um novo sistema de identificação para o seguro saúde, que passa a utilizar os cartões individuais conhecidos como My Number Cards como principal documento para acesso a serviços médicos e farmacêuticos.
A medida faz parte da estratégia de digitalização do sistema público de saúde e entrou em vigor nesta terça-feira (2). A partir de agora, os segurados devem apresentar seus cartões My Number registrados como certificados de seguro ao visitar hospitais ou farmácias.
Os cidadãos podem habilitar seus cartões para uso como seguro saúde de três formas: em instituições médicas ou farmácias credenciadas, em caixas eletrônicos do Seven Bank ou pelo serviço online Mynaportal.
Para quem ainda não fez a transição, foram distribuídos os Health Insurance Eligibility Certificates, válidos por até cinco anos. Além disso, os cartões antigos, que expiraram na segunda-feira (1), poderão ser usados até março de 2026, como medida temporária para evitar confusão nos atendimentos.
Atualmente, cerca de 87,3 milhões de pessoas possuem o My Number Card integrado ao seguro saúde, o que representa 87% dos titulares, mas a taxa de uso efetivo é de apenas 37%.
Com a mudança, o Japão busca consolidar um modelo de saúde mais moderno e conectado, reforçando a confiança no uso de tecnologia para melhorar o atendimento à população.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















