Ícone do site Radio Shiga

Indonésia enfrenta enchentes devastadoras com 770 mortos

Medan, Província de Sumatra do Norte, Indonésia, 4 de dezembro de 2025, Antara News – Dias de chuvas intensas provocaram enchentes e deslizamentos mortais na Indonésia, resultando em pelo menos 770 mortos e mais de 400 desaparecidos. A tragédia já deslocou mais de meio milhão de pessoas na província de Sumatra do Norte.

Em um dos centros de evacuação, a chuva da noite de terça-feira (2) inundou uma tenda, obrigando os desabrigados a buscar refúgio em um estacionamento coberto.

“Este é o pior desastre que já vivi. Minha casa foi destruída após o colapso de um dique. Preciso de materiais para reconstruir e de itens básicos para sobreviver”, relatou um morador de 56 anos.

Alguns residentes que retornaram às suas casas iniciaram a limpeza, mas enfrentam dificuldades para garantir alimentos e suprimentos. Um trabalhador afirmou ter perdido sua renda e que agora é mais difícil obter necessidades básicas do que nos abrigos.

Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores do Japão informou que o último dos oito cidadãos japoneses que estavam isolados na província de Aceh foi resgatado pelas autoridades indonésias na tarde de terça-feira (2).

As chuvas também atingiram Sri Lanka e Tailândia, elevando o número de mortos nos três países para mais de 1.400 pessoas. Em Indonésia e Sri Lanka, cerca de 800 pessoas continuam desaparecidas, aumentando a preocupação das equipes de resgate.

“As operações de busca continuam em ritmo intenso, mas as condições climáticas dificultam o acesso às áreas mais afetadas”, disseram autoridades locais.

A Indonésia enfrenta um dos desastres naturais mais graves da última década, com comunidades inteiras devastadas e milhares de famílias em situação de emergência.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile