Tóquio, Japão, 2 de dezembro de 2025, Kyodo News – A East Japan Railway Company (JR East) informou que os dois incidentes de desacoplamento de trens-bala na linha Tohoku Shinkansen podem ter sido provocados por um sinal elétrico incorreto emitido por um dispositivo responsável pelo mecanismo de acoplamento.
Os episódios ocorreram em setembro do ano passado e março deste ano, quando os trens Hayabusa e Komachi se separaram em movimento, resultando em mais de 380 suspensões ou atrasos e afetando cerca de 197 mil passageiros.
A investigação conduzida por um comitê com especialistas externos concluiu que o incidente de março foi causado por um defeito no dispositivo instalado no trem Komachi, que enviou um sinal incorreto e liberou o bloqueio do acoplamento. O mesmo equipamento estava presente no trem envolvido no acidente de setembro.
Inicialmente, a JR East havia atribuído o problema a fragmentos metálicos em contato com o interruptor de emergência, mas revisou sua explicação nesta terça-feira (2), admitindo que a falha elétrica pode ter sido a causa em ambos os casos.
Como medida preventiva, a empresa anunciou que irá modificar o sistema para impedir o desacoplamento dos trens em movimento, permitindo a liberação apenas quando o trem estiver parado.
Os episódios reforçam a necessidade de aperfeiçoar protocolos de manutenção e segurança em um dos sistemas ferroviários mais avançados do mundo, que transporta milhões de pessoas diariamente.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















