Kanchanaburi, Província de Kanchanaburi, Tailândia, 5 de dezembro de 2025, Bangkok Post – Um espetáculo de luz e som está sendo realizado na província de Kanchanaburi, oeste da Tailândia, para homenagear as vítimas da construção da ferrovia Thai-Burma, conhecida como “Death Railway”, durante a Segunda Guerra Mundial.
A ferrovia, imortalizada pelo filme vencedor do Oscar A Ponte do Rio Kwai, foi construída em 1942 pelo Exército Imperial Japonês, que mobilizou prisioneiros de guerra britânicos e de outras forças aliadas, além de trabalhadores asiáticos.
O evento inclui a passagem simbólica de uma locomotiva a vapor pela Ponte do Rio Kwai, representando a conclusão da ferrovia em 1943.
Uma moradora que participou da homenagem relatou que só conseguiu compreender plenamente as histórias contadas por sua avó ao assistir ao espetáculo.
Originalmente, os trilhos se estendiam por mais de 400 quilômetros, mas grande parte foi desmontada após o fim da guerra.
O evento, realizado anualmente, segue até domingo (7), reforçando a importância da memória histórica e da preservação cultural em Kanchanaburi.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm

