Washington D.C., Estados Unidos, 5 de dezembro de 2025, Associated Press (AP) – As autoridades de imigração dos Estados Unidos anunciaram a redução do período de validade dos vistos de trabalho para refugiados e solicitantes de asilo, que passam de cinco anos para um máximo de 18 meses.
A medida foi divulgada após o ataque ocorrido em Washington D.C. na semana passada (28), quando membros da Guarda Nacional foram baleados por um cidadão afegão.
Segundo o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS), cerca de 450 mil pessoas com pedidos pendentes de autorização de trabalho serão afetadas pela nova regra. Estrangeiros que receberam suspensão de deportação ou remoção também estão incluídos na mudança.
A decisão ocorre em meio a debates sobre segurança nacional e políticas de imigração.
Paralelamente, a Justiça norte-americana avaliou a legalidade do envio de tropas da Guarda Nacional para Washington. Um juiz distrital havia considerado a medida ilegal no mês passado (11), mas uma instância superior autorizou a continuidade da operação até decisão final.
A medida reforça a postura do governo em intensificar a fiscalização sobre estrangeiros, ao mesmo tempo em que gera preocupação entre organizações de direitos humanos sobre o impacto nos refugiados e solicitantes de asilo.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm

