7 C
Kóka
sábado, 27 dezembro, 2025 2:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dois anos após terremoto, 67% veem pouca reconstrução em Noto

Pesquisa revela frustração persistente entre moradores que ainda vivem em moradias temporárias.

spot_img

Kanazawa, Ishikawa, Japão, 27 de dezembro de 2025, NHK – Uma nova pesquisa com sobreviventes do terremoto que atingiu a Península de Noto em 2024 revela que 67% dos moradores sentem que houve pouco ou nenhum avanço na recuperação e reconstrução da região. O resultado é praticamente idêntico ao registrado em um levantamento realizado um ano atrás, indicando frustração persistente entre os afetados.

Na próxima quinta-feira (1), completam-se dois anos desde que o forte tremor atingiu a província de Ishikawa e áreas vizinhas no dia 1º de janeiro, deixando um rastro de destruição e milhares de desabrigados.

A pesquisa, conduzida entre o fim de novembro e meados de dezembro, ouviu 372 sobreviventes que ainda vivem em moradias temporárias na província. Entre os entrevistados, 22% disseram que a reconstrução “não avançou nada”, enquanto 45% afirmaram que avançou “muito pouco”. Apenas 3% consideram que o progresso tem sido constante.

O levantamento também perguntou sobre os principais problemas enfrentados atualmente. Para 50% dos participantes, as condições de moradia são a maior preocupação. Outros 21% citaram o ambiente de vida, enquanto saúde e bem-estar somaram 9%, emprego 5% e relações interpessoais 4%.

“Espero que minha casa seja reconstruída o mais rápido possível”, disse uma moradora de Wajima, na faixa dos 60 anos, que vive em habitação temporária.

Ela relatou que o levantamento de terreno e a estimativa de custos para reconstrução avançam lentamente, enquanto os preços da construção continuam subindo, dificultando ainda mais o retorno à normalidade.

Outro sobrevivente, também na casa dos 60 anos e morador de Suzu, afirmou que já se desfez de sua casa e de muitos pertences, e que às vezes passa um dia inteiro sem falar com ninguém.

Especialistas apontam que a lentidão na reconstrução, somada ao isolamento social e ao desgaste emocional prolongado, tem agravado o sentimento de abandono entre os moradores da região. Para muitos, a recuperação completa ainda parece distante.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img