Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 1 de dezembro de 2025, Associated Press – A Casa Branca lançou uma nova página em seu site oficial chamada “Media Offenders”, que lista veículos e jornalistas acusados de publicar informações consideradas enganosas ou tendenciosas sobre o governo do presidente Donald Trump.
O espaço, inaugurado na sexta-feira (28), classifica reportagens com termos como “Mentira”, “Viés” e “Loucura da esquerda”, citando nomes de profissionais e veículos como The Washington Post, CBS News e CNN.
Entre as seções, estão o “Offender Hall of Shame” e o “Leaderboard”, descrito como uma “corrida para o fundo do poço”.
A iniciativa reforça a postura crítica da administração Trump em relação à imprensa. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou nas redes sociais que o governo está “responsabilizando as Fake News como nunca antes”.
Organizações ligadas à liberdade de imprensa, no entanto, afirmam que a medida representa uma tentativa de intimidar jornalistas. Um representante da Freedom of the Press Foundation disse que o problema não é viés, mas o fato de que repórteres “não estão dispostos a repetir mentiras ou bajular o presidente”.
O lançamento da página reacende o debate sobre liberdade de expressão e o papel da mídia em fiscalizar governos, em um cenário de crescente polarização política no país.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















