Tóquio, Japão, 18 de dezembro de 2025, Kyodo News – O Banco do Japão (Bank of Japan – BOJ) iniciou nesta quinta-feira (18) sua reunião de dois dias para discutir política monetária, com possibilidade de elevar a taxa de juros a um patamar não visto em três décadas.
A taxa básica tem sido mantida em torno de 0,5% por seis sessões consecutivas, em meio a incertezas sobre os efeitos da política tarifária dos Estados Unidos na economia japonesa. Analistas projetam que o BOJ poderá elevar o índice para 0,75%, o maior nível desde setembro de 1995.
O otimismo em relação a aumentos salariais se fortaleceu com as demandas dos sindicatos e com pesquisa do BOJ mostrando que muitos líderes empresariais apoiam reajustes. O Tankan trimestral, divulgado nesta semana, também apontou estabilidade no sentimento empresarial.
Nos mercados financeiros, os juros de longo prazo já se aproximam de 2%, refletindo especulações de que a taxa básica poderá continuar subindo gradualmente.
A possível alta marca um momento decisivo para a política monetária japonesa, sinalizando mudança após décadas de juros ultrabaixos e reforçando a busca por equilíbrio entre crescimento econômico e estabilidade financeira.
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm
- Japão prepara primeira estratégia nacional de inteligência - 14 de fevereiro de 2026 9:18 pm
- EUA enviarão segundo porta-aviões ao Oriente Médio - 14 de fevereiro de 2026 9:13 pm




















