Tóquio, Japão, 1 de dezembro de 2025, Kyodo News – O governador do Banco do Japão (BOJ), Ueda Kazuo, declarou que a instituição irá avaliar os prós e contras de uma possível alta na taxa de juros em sua próxima reunião marcada para meados de dezembro (18).
Durante um fórum empresarial realizado na segunda-feira (20), Ueda destacou que a redução das incertezas em torno da economia dos Estados Unidos e das políticas tarifárias aumenta a probabilidade de o cenário-base para a atividade econômica e os preços se concretizar.
O governador ressaltou o impacto do recorde de aumento do salário mínimo neste ano fiscal e os planos de sindicatos e empresas de manter o ritmo de reajustes salariais. O BOJ está coletando informações sobre a postura corporativa diante desses aumentos.
Segundo Ueda, mesmo que a taxa de juros seja elevada, as condições financeiras continuarão acomodatícias, garantindo suporte ao crescimento econômico. Ele comparou a medida a “tirar o pé do acelerador” para alcançar estabilidade de preços e crescimento, e não a frear a atividade econômica.
O Banco do Japão realizou sua última alta de juros em janeiro, mas desde então manteve a taxa inalterada por seis reuniões consecutivas. A próxima decisão está prevista para os dias 18 e 19 de dezembro, quando os formuladores de política monetária irão definir os próximos passos.
A expectativa do mercado é de que a reunião de dezembro seja decisiva para indicar se o Japão seguirá com uma política monetária mais restritiva ou manterá o atual ritmo de estímulos.
- Indústria bélica mundial bate recorde em 2024 - 2 de dezembro de 2025 12:16 am
- Trump confirma ligação telefônica com Maduro - 2 de dezembro de 2025 12:12 am
- Filipinos protestam contra corrupção em obras para contenção de enchentes - 2 de dezembro de 2025 12:04 am

