2.6 C
Kóka
terça-feira, 2 dezembro, 2025 1:11: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Banco do Japão avalia alta de juros em dezembro

Ueda Kazuo afirma que decisão será tomada após análise do cenário econômico e das negociações salariais.

spot_img

Jornais japoneses protestam contra uso por IA

Japão avança em novo sistema de seguro saúde

Indústria bélica mundial bate recorde em 2024

Trump confirma ligação telefônica com Maduro

Tóquio, Japão, 1 de dezembro de 2025, Kyodo News – O governador do Banco do Japão (BOJ), Ueda Kazuo, declarou que a instituição irá avaliar os prós e contras de uma possível alta na taxa de juros em sua próxima reunião marcada para meados de dezembro (18).

Durante um fórum empresarial realizado na segunda-feira (20), Ueda destacou que a redução das incertezas em torno da economia dos Estados Unidos e das políticas tarifárias aumenta a probabilidade de o cenário-base para a atividade econômica e os preços se concretizar.

“Estamos em um estágio em que é necessário confirmar se o comportamento ativo das empresas em relação aos salários continuará”, afirmou Ueda.

O governador ressaltou o impacto do recorde de aumento do salário mínimo neste ano fiscal e os planos de sindicatos e empresas de manter o ritmo de reajustes salariais. O BOJ está coletando informações sobre a postura corporativa diante desses aumentos.

Segundo Ueda, mesmo que a taxa de juros seja elevada, as condições financeiras continuarão acomodatícias, garantindo suporte ao crescimento econômico. Ele comparou a medida a “tirar o pé do acelerador” para alcançar estabilidade de preços e crescimento, e não a frear a atividade econômica.

O Banco do Japão realizou sua última alta de juros em janeiro, mas desde então manteve a taxa inalterada por seis reuniões consecutivas. A próxima decisão está prevista para os dias 18 e 19 de dezembro, quando os formuladores de política monetária irão definir os próximos passos.

“A decisão será tomada com base em dados e informações disponíveis, sempre buscando estabilidade e crescimento sustentável”, concluiu Ueda.

A expectativa do mercado é de que a reunião de dezembro seja decisiva para indicar se o Japão seguirá com uma política monetária mais restritiva ou manterá o atual ritmo de estímulos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img