Odate, Província de Akita, Japão, 4 de dezembro de 2025, Yomiuri Shimbun – Estâncias termais na região nordeste do Japão estão enfrentando uma onda de cancelamentos após sucessivos avistamentos de ursos selvagens. Em Odate, uma pousada com mais de 130 anos de história registrou a retirada de mais de 300 reservas desde meados de outubro.
O aumento das desistências começou após um ataque fatal em uma pousada na vizinha província de Iwate, ocorrido em outubro. Desde então, o medo de novos incidentes tem afastado turistas da região.
Para tentar conter os riscos, a pousada em Odate cortou árvores de castanhe e limpou a vegetação ao redor do terreno. Ainda assim, as vendas de outubro caíram cerca de 30% em relação ao ano anterior.
Entre as medidas adicionais adotadas estão a instalação de cercas de proteção, barreiras nos corredores externos que levam aos banhos e o uso de fogos de artifício duas vezes ao dia, antes do check-in e após o check-out, para afastar os animais.
O investimento já ultrapassa 1 milhão de ienes (cerca de 6.500 dólares) nesta temporada. Apesar do impacto financeiro, os administradores afirmam que a prioridade é garantir a segurança de hóspedes e funcionários.
Os episódios reforçam os desafios enfrentados pelo setor turístico em Akita, que vinha se recuperando dos efeitos da pandemia e agora lida com a ameaça da vida selvagem em áreas tradicionalmente procuradas por viajantes.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















