5.9 C
Kóka
quinta-feira, 18 dezembro, 2025 9:57: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ajinomoto é multada por impostos não declarados

Fabricante japonesa contesta decisão após ser acusada de subnotificar renda em negócios no exterior.

spot_img

Tóquio, Japão, 18 de dezembro de 2025, NHK – A fabricante japonesa de alimentos Ajinomoto foi ordenada a pagar impostos adicionais referentes a negócios internacionais, após autoridades fiscais concluírem que a empresa subnotificou cerca de 15 bilhões de ienes (96,2 milhões de dólares) entre 2021 e março de 2024.

Segundo o Escritório Regional de Tributação de Tóquio, a companhia deverá pagar aproximadamente 15,4 milhões de dólares em penalidades. A Ajinomoto, no entanto, apresentou objeção ao Tribunal Nacional de Impostos, alegando que cumpriu a legislação vigente após consultar especialistas externos.

“Acreditamos que processamos os impostos de forma adequada e não estamos plenamente satisfeitos com a decisão”, declarou a empresa.

As autoridades afirmaram que a Ajinomoto deixou de reportar renda relacionada a uma afiliada na Tailândia, considerada sob controle de uma subsidiária da companhia, o que justificaria a aplicação das regras japonesas contra paraísos fiscais.

Além disso, os fiscais rejeitaram a contabilização de perdas extraordinárias em uma subsidiária localizada na Nigéria, aumentando o valor da penalidade.

“O caso evidencia a necessidade de maior rigor na transparência fiscal de empresas com operações globais”, apontou uma fonte próxima ao processo.

O episódio reforça os desafios enfrentados por multinacionais japonesas na gestão de suas operações internacionais e destaca o crescente escrutínio das autoridades sobre práticas contábeis e fiscais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img