Kamakura, Província de Kanagawa, Japão, 30 de novembro de 2025, Mainichi Shimbun – O tradicional santuário Tsurugaoka Hachimangu, em Kamakura, próximo a Tóquio, está em plena atividade para confeccionar as famosas flechas da sorte, chamadas hamaya, que simbolizam proteção contra o mal e prosperidade no Ano Novo. A expectativa é receber mais de 2 milhões de visitantes nos três primeiros dias de 2026.
As flechas são preparadas com minúcia: sacerdotes xintoístas fixam cabeças de madeira em hastes com penas, enquanto jovens sacerdotisas envolvem cada peça em papel tradicional washi e acrescentam sinos dourados e prateados amarrados com cordões vermelhos e brancos. O santuário oferece dois tamanhos, de 60 e 94 centímetros, e pretende produzir cerca de 125 mil unidades até o fim do ano.
Além da produção das flechas, os preparativos incluem a tradicional limpeza de fim de ano e a instalação de novos enfeites de palha, que simbolizam renovação e afastamento de energias negativas.
O Tsurugaoka Hachimangu, fundado no século XI, é um dos santuários mais visitados do Japão durante o Ano Novo, quando milhões de pessoas participam do hatsumode, a primeira visita ao templo no início do ano, para fazer orações e buscar boa sorte.
Com a proximidade de 2026, o santuário se prepara para receber multidões, mantendo viva uma das mais importantes tradições espirituais do Japão.
- Trump anuncia pausa permanente na migração aos EUA - 30 de novembro de 2025 5:07 am
- Consumidores lotam lojas nos EUA na Black Friday - 30 de novembro de 2025 5:02 am
- Cores do outono encantam no Palácio Imperial de Tóquio - 30 de novembro de 2025 4:56 am

