6.5 C
Kóka
quinta-feira, 13 novembro, 2025 7:18: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Porta-aviões dos EUA aumenta tensão com Venezuela

Chegada do USS Gerald R. Ford ao Caribe provoca reação militar e críticas do governo venezuelano.

spot_img

Caracas, Venezuela, 13 de novembro de 2025, Agencia EFE – A chegada do porta-aviões norte-americano USS Gerald R. Ford ao Caribe elevou a tensão na região, especialmente em torno da Venezuela. O grupo de ataque naval, considerado o maior do mundo, entrou na área de responsabilidade do Comando Sul dos Estados Unidos, que abrange a América Latina e o Caribe.

O presidente Donald Trump tem ordenado desde setembro operações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas. Ele também sugeriu a possibilidade de ações terrestres, ampliando a preocupação sobre um eventual confronto direto.

“O poder de fogo do grupo vai muito além do necessário para atingir pequenas embarcações usadas no contrabando”, destacaram analistas militares.

O grupo naval inclui diversos destróieres equipados com mísseis Tomahawk, aumentando a capacidade ofensiva dos Estados Unidos na região.

Em resposta, a Venezuela iniciou exercícios militares no dia (11). O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, criticou duramente a postura norte-americana e afirmou que há “rejeição global unânime” contra a intenção dos EUA de se manter como “hegemon mundial” e “polícia do mundo”.

Imagens transmitidas pela emissora estatal mostraram Padrino e outros oficiais inspecionando mísseis montados em lançadores móveis, em clara demonstração de força.

“O governo venezuelano reforça que está preparado para defender sua soberania diante de qualquer ameaça externa”, declarou Padrino.

A escalada militar reacende preocupações sobre a estabilidade regional e o risco de incidentes envolvendo forças norte-americanas e venezuelanas, em um cenário já marcado por disputas políticas e acusações de tráfico internacional de drogas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img