Takizawa, Iwate, Japão, 13 de novembro de 2025, NHK – Diante do aumento de aparições de ursos em áreas urbanas, a Agência Nacional de Polícia do Japão iniciou um programa de treinamento para agentes armados com rifles nas províncias de Iwate e Akita. As operações de abate estão previstas para começar no dia (13).
Na cidade de Takizawa, policiais locais e de outras regiões participaram de um curso prático em parque florestal, com instruções ministradas por um membro de um grupo de caçadores. O foco foi o manejo de encontros com ursos em áreas montanhosas e de difícil acesso.
Durante o treinamento, os policiais aprenderam técnicas de tiro em movimento, como mirar na parte frontal do corpo do animal em fuga, e foram instruídos a disparar em ângulo descendente para evitar riscos.
Um dos participantes questionou sobre o procedimento caso o urso sobreviva ao disparo e fuja. O instrutor respondeu que a avaliação depende da gravidade dos ferimentos, observada pela quantidade de sangue.
Yuzawa Yuji, da polícia de Iwate, destacou que os relatos de ursos têm se multiplicado e que a ação conjunta com caçadores e autoridades locais é urgente para proteger os moradores.
A medida reflete a preocupação crescente com a presença de animais selvagens em áreas habitadas, especialmente durante o outono, quando a escassez de alimentos nas florestas leva os ursos a buscar sustento próximo às cidades.
- Inflação em Tóquio desacelera para 1,8% em fevereiro - 28 de fevereiro de 2026 6:16 am
- Ex-piloto dos EUA é acusado de treinar militares chineses - 28 de fevereiro de 2026 5:40 am
- O abraço entre dois mundos: a jornada de Ester Sawasaki - 28 de fevereiro de 2026 5:05 am


















