Londres, Reino Unido, 21 de novembro de 2025, BBC News – O ministro da Defesa britânico, John Healey, afirmou que um navio russo de inteligência direcionou lasers contra pilotos de aeronaves militares do Reino Unido em operações realizadas ao norte da Escócia.
Segundo Healey, o navio tem capacidade de mapear cabos submarinos e vinha navegando próximo às águas territoriais britânicas nas últimas semanas.
A Marinha Real e a Força Aérea britânica foram mobilizadas para monitorar a embarcação, que teria usado lasers para tentar desorientar os pilotos. Esta é a primeira vez que um navio russo é acusado de empregar esse tipo de recurso contra militares britânicos.
A Embaixada da Rússia em Londres respondeu nas redes sociais que o navio operava em águas internacionais e negou qualquer intenção de comprometer a segurança do Reino Unido.
O episódio intensifica a tensão entre Londres e Moscou, em um cenário já marcado por disputas geopolíticas e acusações mútuas de ameaças à segurança europeia.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am
















