8.7 C
Kóka
terça-feira, 25 novembro, 2025 6:57: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Navio russo usa apontador lasers contra pilotos britânicos

Ministro da Defesa do Reino Unido denuncia ação “profundamente perigosa” perto da Escócia.

spot_img

Londres, Reino Unido, 21 de novembro de 2025, BBC News – O ministro da Defesa britânico, John Healey, afirmou que um navio russo de inteligência direcionou lasers contra pilotos de aeronaves militares do Reino Unido em operações realizadas ao norte da Escócia.

Segundo Healey, o navio tem capacidade de mapear cabos submarinos e vinha navegando próximo às águas territoriais britânicas nas últimas semanas.

“Vemos vocês. Sabemos o que estão fazendo. Estamos prontos”, declarou Healey, classificando o ato como “profundamente perigoso”.

A Marinha Real e a Força Aérea britânica foram mobilizadas para monitorar a embarcação, que teria usado lasers para tentar desorientar os pilotos. Esta é a primeira vez que um navio russo é acusado de empregar esse tipo de recurso contra militares britânicos.

A Embaixada da Rússia em Londres respondeu nas redes sociais que o navio operava em águas internacionais e negou qualquer intenção de comprometer a segurança do Reino Unido.

“As ações da Rússia não afetam os interesses britânicos e não visam minar sua segurança”, afirmou a representação diplomática, acusando o governo britânico de fomentar “histeria militarista”.

O episódio intensifica a tensão entre Londres e Moscou, em um cenário já marcado por disputas geopolíticas e acusações mútuas de ameaças à segurança europeia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img