5 C
Kóka
quinta-feira, 13 novembro, 2025 2:10: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministros de Defesa de Japão e China se reúnem na Malásia

Koizumi e Dong discutem tensões no Mar da China Oriental e reforçam compromisso com diálogo contínuo

spot_img

Kuala Lumpur, Estado de Selangor, Malásia — 3 de novembro de 2025 — Kyodo News – O novo ministro da Defesa do Japão, Koizumi Shinjiro, realizou seu primeiro encontro com o ministro da Defesa da China, Dong Jun, durante sua visita à Malásia para a Reunião de Ministros da Defesa da ASEAN-Plus. A conversa ocorreu no dia (1), à margem do evento, e abordou questões sensíveis de segurança regional.

Koizumi expressou preocupações sobre o aumento das atividades militares chinesas no Mar da China Oriental, especialmente nas águas próximas às Ilhas Senkaku, controladas pelo Japão e reivindicadas por China e Taiwan. O governo japonês reafirma que as ilhas são parte inerente de seu território.

“É essencial manter canais de comunicação abertos e persistentes entre nossas autoridades de defesa”, afirmou Koizumi.

Ambos os ministros concordaram sobre a importância de promover o diálogo em todos os níveis, reforçando o compromisso de cooperação entre os dois países mesmo diante de divergências estratégicas.

Durante a conferência da ASEAN, Koizumi também defendeu uma cooperação de defesa mais robusta para garantir uma ordem regional estável. Em seguida, participou de uma reunião quadrilateral com representantes dos Estados Unidos, Austrália e Filipinas, na qual foi reafirmada a necessidade de fortalecer capacidades de dissuasão e resposta diante das atividades marítimas chinesas.

“Mesmo quando há preocupações entre países, o diálogo franco é indispensável”, declarou Koizumi após os encontros.

Koizumi também se reuniu individualmente com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, pela segunda vez em quatro dias. Ambos reafirmaram o compromisso de coordenação estreita entre Japão, EUA e Coreia do Sul.

A série de reuniões marca uma ofensiva diplomática do Japão para reforçar alianças estratégicas e manter a estabilidade regional frente às crescentes tensões no Indo-Pacífico.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img