6.5 C
Kóka
sexta-feira, 14 novembro, 2025 5:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mãe renova promessa de resgatar filha sequestrada pela Coreia do Norte há 48 anos

Às vésperas dos 48 anos do sequestro de Megumi Yokota, Sakie reafirma esperança em solução do caso.

spot_img

Tóquio, Japão, 14 de novembro de 2025, Kyodo News – Sakie Yokota, mãe de Megumi Yokota, sequestrada pela Coreia do Norte em 15 de novembro de 1977, reafirmou sua determinação em lutar pelo retorno da filha e de outros japoneses desaparecidos. O pronunciamento ocorreu durante um encontro com apoiadores em Tóquio, às vésperas do 48º aniversário do caso.

Megumi tinha apenas 13 anos quando foi levada ao sair da escola em Niigata, na costa do Mar do Japão. Desde então, o sequestro tornou-se símbolo da luta por justiça e pela resolução da questão dos desaparecidos japoneses.

“Quando minha filha desapareceu, senti como se nossa família tivesse sido lançada em completa escuridão”, disse Sakie, hoje com 89 anos.

Ela relatou que todos os anos, em novembro, revive a dor da perda e recorda os dias em que caminhava pela costa de Niigata, tomada pela solidão. Apesar do sofrimento, Sakie afirmou acreditar que Megumi e outros sequestrados ainda estão vivos na Coreia do Norte.

Atualmente, Sakie é a única mãe sobrevivente entre os pais dos desaparecidos oficialmente reconhecidos pelo governo japonês.

“É estranho que esse problema não tenha sido resolvido em quase meio século, mesmo sendo considerado o mais importante por tantos primeiros-ministros”, declarou.

Ela destacou ainda que a nova primeira-ministra, Sanae Takaichi, demonstrou firmeza em enfrentar o tema e espera que o governo consiga avançar nas negociações.

O caso de Megumi continua a mobilizar a sociedade japonesa e é visto como um dos maiores desafios diplomáticos do país, envolvendo questões humanitárias e de segurança nacional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img