Pyongyang, Coreia do Norte, 20 de novembro de 2025, Yonhap News – O líder norte-coreano Kim Jong Un realizou visitas aos principais ministérios de segurança e órgãos judiciais do país, em uma ação que especialistas interpretam como tentativa de reforçar o controle social do regime. As visitas coincidiram com o 80º aniversário da fundação dessas instituições.
De acordo com a televisão estatal, Kim esteve no Ministério da Segurança do Estado, no Ministério da Segurança Pública, na Suprema Corte e na Suprema Procuradoria Pública.
O Ministério da Segurança do Estado atua como polícia secreta, responsável por reprimir cidadãos considerados dissidentes. Já o Ministério da Segurança Pública funciona como força policial, com a missão de proteger as atividades do partido e do governo por meio da lei e das armas.
Segundo analistas sul-coreanos, é incomum que o líder norte-coreano visite publicamente o Ministério da Segurança do Estado, o que reforça a percepção de que o regime busca intensificar sua vigilância interna.
As visitas ressaltam o papel central das instituições de segurança na manutenção do poder do regime e evidenciam a prioridade dada por Kim Jong Un ao fortalecimento da disciplina e da lealdade ao Partido dos Trabalhadores.
- Novo mandado contra dono de estabelecimento no caso da menina tailandesa - 25 de novembro de 2025 10:26 pm
- Mãe acusada de tráfico infantil será investigada no Japão - 25 de novembro de 2025 10:22 pm
- Governo japonês mantém posição sobre situação de sobrevivência - 25 de novembro de 2025 10:08 pm

