Tóquio, Japão, 12 de novembro de 2025, Kyodo News – O governo japonês anunciou a criação de um conselho estratégico para reforçar a segurança econômica do país. O grupo definiu prioridades em 17 áreas estratégicas, incluindo inteligência artificial, semicondutores e indústria espacial, que serão contempladas em um novo pacote de estímulo.
Na primeira reunião realizada no dia (10), participaram a primeira-ministra Takaichi Sanae, o presidente da Federação Empresarial do Japão, Tsutsui Yoshinobu, e a presidente da Confederação dos Sindicatos Japoneses, Yoshino Tomoko.
O plano prevê a injeção de pelo menos 10 trilhões de ienes (cerca de US$ 65 bilhões) em fundos públicos até o ano fiscal de 2030 para acelerar o desenvolvimento de tecnologias avançadas.
Entre os pontos destacados, está o aumento significativo da capacidade de construção naval e o investimento superior a 1 trilhão de ienes (cerca de US$ 6,5 bilhões) no setor espacial doméstico.
Diante da alta nos preços ao consumidor, o governo também planeja ampliar subsídios a governos locais para apoiar a compra de alimentos, buscando aliviar o impacto da inflação sobre as famílias.
O pacote de estímulo, que será antecipado, reflete a estratégia de longo prazo do Japão para equilibrar inovação tecnológica, segurança econômica e bem-estar social.
- Austrália e Indonésia firmam novo tratado de segurança - 13 de novembro de 2025 12:10 am
- G7 discute guerra na Ucrânia e crise energética no Canadá - 13 de novembro de 2025 12:08 am
- Suspeito de explosão na Índia era médico na Caxemira - 13 de novembro de 2025 12:06 am
















