Ícone do site Radio Shiga

Japão divulga dados para rebater alegações da China de insegurança no país

Tóquio, Japão, 22 de novembro de 2025, Kyodo News – O Ministério das Relações Exteriores do Japão divulgou dados oficiais para contestar alegações da China de que crimes contra cidadãos chineses estariam em crescimento no país. Segundo o governo japonês, os números não confirmam essa percepção.

De acordo com os registros policiais, foram contabilizados 15 casos de homicídio em 2023 e 2024, enquanto sete ocorreram nos primeiros dez meses de 2025. Em relação a roubos, houve 31 ocorrências em 2023, 27 em 2024 e 21 entre janeiro e outubro deste ano. Já os casos de incêndio criminoso somaram dois em 2023, três em 2024 e nenhum em 2025 até outubro.

“Os anúncios recentes do governo chinês sugerem um aumento nos crimes contra cidadãos chineses no Japão, mas essa afirmação é incorreta”, declarou o ministério.

Os dados incluem situações em que os principais suspeitos também eram de nacionalidade chinesa, reforçando que não há evidências de uma escalada direcionada contra essa comunidade.

A divulgação ocorre em meio a tensões diplomáticas, após declarações da primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae sobre uma possível emergência envolvendo Taiwan.

O governo chinês tem aconselhado seus cidadãos a evitarem viagens ao Japão e a tomarem precauções ao planejar estudos no país, alegando preocupações com segurança.

“O Japão continua comprometido em garantir a segurança de todos os residentes e visitantes, independentemente de sua nacionalidade”, reforçou o ministério.

A iniciativa busca reduzir tensões e reafirmar a posição japonesa de que não há aumento significativo de crimes contra cidadãos chineses, em um momento de sensibilidade nas relações bilaterais.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile