Tóquio, Japão, 25 de novembro de 2025, Kyodo News – O governo japonês declarou que não houve alteração em sua posição oficial sobre o que constitui uma “situação de sobrevivência ameaçada” para o país. A decisão foi formalizada em resposta escrita durante reunião do gabinete realizada no dia 25 de novembro (25).
A medida surgiu após questionamento de um parlamentar da oposição sobre declarações recentes da primeira-ministra Sanae Takaichi, que havia afirmado no Parlamento que uma eventual emergência em Taiwan envolvendo uso de força poderia ser considerada uma ameaça à sobrevivência do Japão.
Segundo o texto, a administração Takaichi mantém integralmente a posição já estabelecida e não considera necessária qualquer revisão ou reavaliação. A primeira-ministra reiterou que suas observações não representam mudança na política vigente.
O governo enfatizou ainda que a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan são fundamentais não apenas para a segurança do Japão, mas também para a estabilidade da comunidade internacional.
A reafirmação da política demonstra a intenção de Tóquio em manter clareza sobre sua postura estratégica, em meio às tensões regionais e ao debate sobre segurança nacional.
- China e Irã realizam conversações após escalada de conflito - 3 de março de 2026 8:51 am
- Conflito entre EUA, Israel e Irã paralisa energia e transportes - 3 de março de 2026 8:19 am
- Crianças posam como bonecas “hina” em festival em Ise - 3 de março de 2026 8:13 am




















