Rio de Janeiro, Brasil, 11 de novembro de 2025, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República – O Governo Federal negou nesta terça-feira (11) que familiares de mortos em confrontos com a polícia no Rio de Janeiro receberão qualquer tipo de auxílio financeiro. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) classificou como falsas as informações divulgadas em alguns sites e redes sociais sobre suposta indenização.
Segundo o órgão, não houve consulta ou anúncio oficial sobre o tema. A presença da equipe federal no território teve como objetivo dialogar com comunidades afetadas e garantir a retomada de serviços públicos essenciais.
A visita da ministra Macaé Evaristo ao Rio de Janeiro priorizou o acolhimento às comunidades e a discussão sobre a retomada imediata de escolas, hospitais e equipamentos sociais nas áreas impactadas.
Entre as ações realizadas pela missão do MDHC estão:
- Articulação com órgãos públicos para garantir o funcionamento de serviços essenciais;
- Mapeamento das necessidades locais e coordenação de apoio técnico e institucional;
- Abertura de canal específico no Disque 100 para receber relatos das comunidades afetadas.
O esclarecimento integra a estratégia de enfrentamento às fake news, reafirmando que não existe qualquer proposta de indenização ou assistência financeira a familiares de mortos em confrontos no Rio de Janeiro.
Link da nota da Secretaria de Comuniação Social da Presidência da República: https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/noticias/2025/11/e-falsa-a-informacao-sobre-auxilio-financeiro-a-familias-de-mortos-no-rio-de-janeiro
- Figos Ramy: Doce lembrança de uma época inesquecível - 13 de novembro de 2025 12:55 am
- Austrália e Indonésia firmam novo tratado de segurança - 13 de novembro de 2025 12:10 am
- G7 discute guerra na Ucrânia e crise energética no Canadá - 13 de novembro de 2025 12:08 am
















