Ícone do site Radio Shiga

EUA e China fecham acordo comercial com alívio tarifário

Busan, Província de Gyeongsang do Sul, Coreia do Sul — 3 de novembro de 2025 — Bloomberg – A Casa Branca anunciou no dia (1) os detalhes de um novo acordo comercial firmado entre os Estados Unidos e a China, classificado como uma “vitória massiva” para a economia americana e sua segurança nacional. O pacto foi selado entre o presidente Donald Trump e o presidente Xi Jinping durante encontro em Busan, na Coreia do Sul.

O acordo prevê a suspensão por parte da China de medidas de controle sobre exportações de terras raras, anunciadas em outubro, além da retirada de restrições impostas em abril deste ano e em outubro de 2022. As terras raras são essenciais para a produção de tecnologias avançadas e componentes industriais.

“Este acordo protege a força econômica dos EUA e coloca os trabalhadores, agricultores e famílias em primeiro lugar”, declarou a Casa Branca.

Além disso, a China se comprometeu a suspender tarifas retaliatórias sobre produtos agrícolas americanos, como soja e milho, e a comprar pelo menos 12 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos até o fim do ano. Entre 2026 e 2028, o volume anual de compras deverá atingir 25 milhões de toneladas.

Como parte do acordo, os Estados Unidos reduzirão para 10% as tarifas sobre importações chinesas que haviam sido aplicadas para conter o fluxo do opioide sintético fentanil. A medida entra em vigor no dia (10) de novembro.

“O pacto representa um avanço estratégico, mas ainda há riscos de novas tensões comerciais”, alertou um analista econômico.

Apesar do otimismo oficial, especialistas apontam que muitas das cláusulas acordadas têm caráter temporário, o que mantém a possibilidade de reescalada nas disputas comerciais entre as duas potências. O acordo, no entanto, sinaliza uma tentativa de estabilização das relações bilaterais em meio a um cenário global de incertezas econômicas.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile