Toyohashi, Província de Aichi, Japão, 22 de novembro de 2025, Notícias do Japão – O aumento constante no custo de vida no Japão tem pressionado o orçamento de milhares de famílias brasileiras que vivem no país. Com alimentos, serviços e despesas básicas cada vez mais caros, muitas pessoas vêm enfrentando dificuldades para fechar o mês no azul. Nesse cenário, especialistas apontam que a organização e o planejamento financeiro deixou de ser apenas uma recomendação e se tornou uma ferramenta essencial para atravessar tempos economicamente desafiadores.
Nos supermercados, itens como arroz, óleo, carnes, leite e verduras acumulam reajustes sucessivos. Para quem vive de salário fixo, a conta já não fecha como antes. Muitos brasileiros relatam que, ao receber o pagamento, passam o mês apenas apagando incêndios: pagam contas, cobrem dívidas e gastam o que sobra, quando sobra.
Todo mês no vermelho
A brasileira Patrícia Vieira Oshiro, de 35 anos, vive há 14 anos no Japão e descreve uma realidade comum de quem vive no país. Para ela, a falta de controle financeiro se tornou um problema constante dentro de casa.
“Meu esposo que procurou e falou para mim sobre uma mentoria de finanças. Eu falei para a gente participar, porque não estava mais aguentando essa situação financeira, todo mês ficávamos no vermelho”, relata.
Segundo Patrícia, o casal não tinha qualquer rotina de organização: recebia o salário, pagava as contas e gastava o restante sem planejamento ou objetivos.
“A gente recebia nosso salário e não tinha separação de nada. Só ia pagando as contas e o que sobrava a gente gastava sem ter objetivos”, disse.
A situação mudou depois das orientações que foram colocadas em pratica, o que estabilizou as contas do casal.
Falta de educação financeira entre brasileiros é cultural, aponta especialista
Para o consultor financeiro Armando Fukuda, que atua na área há quase cinco anos, o desafio é muito maior do que simples hábitos cotidianos. Com mais de 600 alunos atendidos em sete países, incluindo Japão, Brasil, Estados Unidos e nações da Europa , ele afirma que o comportamento se repete independente da região.
“Posso dizer que não é só no Japão. A falta de educação financeira entre os brasileiros é cultural. De todos os alunos que atendi, seja no Japão ou em outros países, o comportamento é muito semelhante”, explica.
Entre as principais dificuldades observadas, Fukuda destaca a falta de clareza sobre para onde o dinheiro está indo, ausência de objetivos definidos, imediatismo e a forte comparação social.
“A comparação social pega muito. As pessoas querem viver como os outros aparentam viver e acabam se endividando. Isso cria um caos financeiro dentro da família”, afirma.
Crise econômica impulsiona busca por conhecimento
Com o custo de vida em alta, muitos brasileiros passaram a procurar alternativas para reorganizar suas finanças, entender seus gastos e buscar mais estabilidade. Em meio a esse movimento, iniciativas de educação financeira, especialmente aquelas adaptadas à realidade dos imigrantes, têm ganhado destaque.
O workshop “Organização Financeira”, conduzido por Armando Fukuda, vem de encontro com a atual situação de muitos brasileiros no Japão. A mentoria será realizado no dia 7 de dezembro de 2025, em Toyohashi, na província de Aichi.
O evento foi pensado para quem deseja romper o ciclo de “trabalhar, ganhar e gastar” e construir uma relação mais saudável com o dinheiro. Ao longo de um dia inteiro, os participantes terão acesso a orientações práticas e conteúdo direcionado para a vida real de quem vive no Japão.
Entre os temas abordados estão:Como entender e controlar os gastos mensais, Estratégias simples para quitar dívidas e sair do sufoco, Como criar um orçamento efetivo, Mentalidade financeira e mudança de comportamento, Organização de objetivos e metas, Conteúdo adaptado ao contexto japonês.
Segundo Fukuda, o objetivo é oferecer ao participante ferramentas para dominar suas finanças e criar um plano real rumo à estabilidade e à liberdade econômica.
“Quando você muda sua forma de lidar com o dinheiro, tudo muda — principalmente o relacionamento conjugal”, destaca.
Serviço
workshop Organização Financeira
Data: 07 de dezembro de 2025
Local: Arts Theatre – Toyohashi, Aichi (ao lado da estação)
Horário: 9h30 às 20h
Mais informações: 080-5122-9073.
- Banda mexicana KM1 lança speed metal inspirado em poesia japonesa - 22 de novembro de 2025 2:14 am
- Em meio à alta de preços no Japão, Organização e o planejamentopodem recuperar o equilíbrio financeiro - 22 de novembro de 2025 1:38 am
- China exige retratação de Takaichi sobre Taiwan - 21 de novembro de 2025 11:39 pm
















