8.7 C
Kóka
terça-feira, 25 novembro, 2025 6:57: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dois ministros das Filipinas renunciam após escândalo

Denúncias de corrupção em projetos de controle de enchentes provocam protestos e pressão popular.

spot_img

Manila, Filipinas, 20 de novembro de 2025, Philippine News Agency (PNA) – A crise política nas Filipinas se intensificou após a renúncia de dois ministros envolvidos em denúncias de corrupção em projetos de controle de enchentes. O Executivo confirmou que o secretário executivo Lucas Bersamin e a secretária de orçamento Amenah Pangandaman deixaram seus cargos nesta segunda-feira (19).

As renúncias ocorreram em meio a protestos massivos em Manila, que reuniram dezenas de milhares de pessoas exigindo transparência e responsabilização do governo.

“Ambos decidiram se afastar por delicadeza, reconhecendo a gravidade das acusações”, afirmou a subsecretária de comunicações Claire Castro em coletiva de imprensa.

Os projetos de controle de enchentes, que deveriam proteger áreas vulneráveis, estão sob investigação por suspeita de desvio de recursos. Autoridades locais, parlamentares e empresas contratadas são acusados de receber propinas milionárias.

O governo estima que as perdas econômicas decorrentes da corrupção nesses projetos possam ter alcançado US$ 2 bilhões desde 2023.

“É fundamental que todos os envolvidos sejam responsabilizados e que os recursos públicos sejam usados corretamente”, declarou um líder comunitário durante os protestos.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. aceitou as renúncias e prometeu aprofundar as investigações. A pressão popular, no entanto, continua a crescer, com manifestantes exigindo novas medidas de combate à corrupção e maior fiscalização sobre contratos públicos.

O escândalo reforça a fragilidade institucional do país e coloca em xeque a credibilidade do governo diante da população.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img