Oita, Província de Oita, Japão, 22 de novembro de 2025, Kyodo News – Moradores do distrito de Saganoseki, na cidade de Oita, que haviam sido obrigados a deixar suas casas após um incêndio devastador, foram autorizados a retornar neste fim de semana para verificar as condições de suas residências.
O fogo, iniciado na terça-feira (18), destruiu aproximadamente 170 imóveis na península florestada onde a comunidade está localizada. Autoridades municipais anunciaram na quinta-feira (20) que o incêndio foi controlado, mas ainda não há confirmação de que tenha sido totalmente extinto.
A cidade organizou o transporte dos residentes com ônibus e veículos menores, partindo do centro comunitário que atualmente serve como abrigo. Até as 10h30 da manhã de sábado (22), 54 pessoas já haviam visitado a área afetada.
Entre os que retornaram está Takahashi Takao, de 70 anos, que relatou que sua casa não sofreu grandes danos, mas lamentou a transformação do bairro.
A liberação parcial da área representa um passo inicial para que os moradores possam avaliar perdas e iniciar o processo de reconstrução, em meio à incerteza sobre os impactos definitivos do incêndio.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am

