Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos — 2 de novembro de 2025 — Associated Press (AP) – A reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que estava agendada para ocorrer na Hungria, foi cancelada após Moscou apresentar uma série de exigências consideradas inflexíveis por Washington. Segundo informações divulgadas por veículos internacionais, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia enviou um memorando com demandas que incluíam concessões territoriais, redução das forças armadas da Ucrânia e garantias de que o país não ingressaria na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
O encontro havia sido acertado por telefone no dia (16) de outubro, mas foi suspenso dias depois, quando o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, entrou em contato com o chanceler russo, Sergei Lavrov, e concluiu que Moscou não demonstrava disposição para negociar.
Apesar de adotar uma postura menos confrontadora em relação à Rússia — como a decisão de não fornecer mísseis Tomahawk de longo alcance à Ucrânia — os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre Moscou com sanções direcionadas a duas grandes empresas petrolíferas russas. A estratégia visa estimular o retorno da Rússia à mesa de negociações, sem abrir mão de medidas de contenção.
O cancelamento da cúpula ocorre em um momento delicado das relações internacionais, com a guerra na Ucrânia ainda em curso e tensões crescentes entre potências globais. A expectativa era de que o encontro pudesse abrir caminho para uma nova rodada de diálogo, mas as condições impostas por Moscou foram consideradas inaceitáveis por Washington.
Ainda não há previsão de nova tentativa de encontro entre os dois líderes. A Casa Branca mantém sua posição de buscar soluções diplomáticas, mas reforça que qualquer avanço dependerá da disposição real da Rússia em negociar termos que respeitem a soberania da Ucrânia e os princípios da segurança internacional.
- Austrália e Indonésia firmam novo tratado de segurança - 13 de novembro de 2025 12:10 am
- G7 discute guerra na Ucrânia e crise energética no Canadá - 13 de novembro de 2025 12:08 am
- Suspeito de explosão na Índia era médico na Caxemira - 13 de novembro de 2025 12:06 am

