Pequim, Província de Pequim, China, 24 de novembro de 2025, Xinhua – A China declarou que as condições atuais não são adequadas para a realização de uma cúpula trilateral com Japão e Coreia do Sul. A afirmação foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, em coletiva realizada nesta segunda-feira (24), em meio às tensões diplomáticas entre Pequim e Tóquio após declarações da primeira-ministra japonesa Sanae Takaichi sobre Taiwan.
Os ministros das Relações Exteriores dos três países haviam concordado em março (10), durante reunião em Tóquio, em acelerar os preparativos para uma cúpula trilateral no Japão. No entanto, até o momento, não há definição de data para o encontro.
Pequim já havia informado a Tóquio e Seul sobre o adiamento de uma reunião de ministros da Cultura, prevista para ocorrer em Macau ainda neste mês.
Questionada sobre a declaração de Takaichi após a cúpula do G20 na África do Sul, na qual a premiê afirmou que o Japão permanece aberto ao diálogo com a China, Mao respondeu que Pequim espera que o governo japonês leve suas preocupações a sério.
A indefinição sobre a cúpula trilateral evidencia o impacto das tensões regionais e reforça os desafios diplomáticos para a construção de cooperação entre os três países em um cenário marcado por disputas estratégicas e sensibilidade geopolítica.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am
















