Londres, Reino Unido, 15 de novembro de 2025, BBC News – A BBC pediu desculpas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela edição de um discurso exibido em documentário no ano passado, mas rejeitou a exigência de compensação financeira feita por seus advogados.
Segundo reportagens britânicas, trechos do discurso foram editados de forma a sugerir que Trump teria incitado os distúrbios ocorridos no Capitólio em janeiro de 2021.
O caso levou à renúncia do diretor-geral Tim Davie e da chefe de jornalismo Deborah Turness. Trump, por meio de sua equipe jurídica, exigiu a retratação do programa, um pedido formal de desculpas e uma indenização de pelo menos 1 bilhão de dólares, sob ameaça de processo judicial.
Na quinta-feira (13), a emissora informou ter enviado uma carta ao time jurídico de Trump, pedindo desculpas pela edição e garantindo que o documentário não será retransmitido.
Apesar disso, a BBC afirmou não ver fundamento para uma ação de difamação.
O episódio reacende o debate sobre responsabilidade editorial e transparência na mídia pública britânica, em um momento de crescente tensão política entre Londres e Washington.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am
















