Pequim, China, 21 de novembro de 2025, Xinhua – A companhia aérea estatal Air China anunciou que vai reduzir a frequência de voos entre Japão e China a partir do fim deste mês, em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Tóquio e Pequim após declarações da primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae sobre Taiwan.
Os voos entre Osaka e Xangai passarão de 21 para 16 viagens de ida e volta por semana a partir de 30 de novembro, permanecendo nesse ritmo até o fim de março de 2026. Já os serviços entre Tóquio e Chongqing serão reduzidos de sete para quatro viagens semanais a partir de 1º de dezembro, também até março.
O alerta de viagem foi emitido por Pequim na semana passada, após Takaichi afirmar no Parlamento que uma eventual emergência em Taiwan poderia representar uma ameaça à sobrevivência do Japão.
As companhias aéreas chinesas estão oferecendo alterações gratuitas de reservas e cancelamentos para voos de e para o Japão. Segundo a televisão estatal chinesa, mais de 540 mil cancelamentos foram registrados desde 15 de novembro.
A redução dos voos reflete o efeito imediato das tensões diplomáticas na mobilidade entre os dois países, ampliando a incerteza para viajantes e para o setor de turismo regional.
- Banda mexicana KM1 lança speed metal inspirado em poesia japonesa - 22 de novembro de 2025 2:14 am
- Em meio à alta de preços no Japão, Organização e o planejamentopodem recuperar o equilíbrio financeiro - 22 de novembro de 2025 1:38 am
- China exige retratação de Takaichi sobre Taiwan - 21 de novembro de 2025 11:39 pm
















