4.3 C
Kóka
sábado, 22 novembro, 2025 5:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Air China reduz voos entre Japão e China

Decisão ocorre em meio a tensões diplomáticas após declarações da premiê japonesa sobre Taiwan.

spot_img

Pequim, China, 21 de novembro de 2025, Xinhua – A companhia aérea estatal Air China anunciou que vai reduzir a frequência de voos entre Japão e China a partir do fim deste mês, em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Tóquio e Pequim após declarações da primeira-ministra japonesa Takaichi Sanae sobre Taiwan.

Os voos entre Osaka e Xangai passarão de 21 para 16 viagens de ida e volta por semana a partir de 30 de novembro, permanecendo nesse ritmo até o fim de março de 2026. Já os serviços entre Tóquio e Chongqing serão reduzidos de sete para quatro viagens semanais a partir de 1º de dezembro, também até março.

“A decisão foi tomada por razões operacionais, mas pode ter sido influenciada pelo aviso do governo chinês para que seus cidadãos evitem viajar ao Japão”, informou a companhia.

O alerta de viagem foi emitido por Pequim na semana passada, após Takaichi afirmar no Parlamento que uma eventual emergência em Taiwan poderia representar uma ameaça à sobrevivência do Japão.

As companhias aéreas chinesas estão oferecendo alterações gratuitas de reservas e cancelamentos para voos de e para o Japão. Segundo a televisão estatal chinesa, mais de 540 mil cancelamentos foram registrados desde 15 de novembro.

“O impacto já é visível no setor aéreo, com milhares de passageiros afetados e ajustes nas rotas mais movimentadas”, destacaram analistas de aviação.

A redução dos voos reflete o efeito imediato das tensões diplomáticas na mobilidade entre os dois países, ampliando a incerteza para viajantes e para o setor de turismo regional.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img