Hachijo, Tóquio, Japão — 10 de outubro de 2025 — NHK – O tufão Halong, classificado como muito forte, começou a se afastar do arquipélago japonês após atingir as Ilhas Izu com ventos extremos e chuvas torrenciais. A Agência Meteorológica do Japão informou que, embora os alertas de emergência tenham sido rebaixados para avisos e recomendações, o risco de desastres permanece elevado, especialmente em Hachijojima.
A ilha registrou ventos de até 197 km/h pouco antes das 5h30 do dia (9), causando danos em residências e estruturas locais. Em apenas 12 horas, foram acumulados 349 milímetros de chuva — o maior volume já registrado desde o início das medições em 2003.
Durante o período entre 1h e 7h20, a ilha acumulou 284,5 milímetros de chuva, com bandas estacionárias de nuvens carregadas se formando sobre a região. A previsão indica que os ventos continuarão fortes nas Ilhas Izu e na costa da região de Kanto, incluindo Tóquio, com rajadas que podem ultrapassar 250 km/h.
A agência emitiu alerta de tempestade para o sul da província de Chiba e recomenda que moradores das áreas afetadas permaneçam em estado de máxima atenção. As águas ao redor das ilhas continuam agitadas, e há possibilidade de novos deslizamentos mesmo após o fim das chuvas.
As vilas de Aogashima, Toshima, Niijima, Kozushima, Miyake e Mikurajima também foram atingidas por ventos superiores a 120 km/h. O monitoramento permanece ativo, e novas atualizações serão divulgadas conforme o Halong se desloca para o leste.
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am