A bordo do Air Force One, sobrevoando o Pacífico — 26 de outubro de 2025 — Reuters – Durante sua primeira viagem oficial à Ásia desde o início do segundo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar disposto a se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong Un, caso haja interesse por parte de Pyongyang.
Questionado por um repórter sobre a possibilidade de uma reunião na zona desmilitarizada entre as duas Coreias, Trump respondeu que está “100% aberto” ao encontro. Ele destacou que, embora a Coreia do Norte possua muitas armas nucleares, o país carece de meios de comunicação convencionais, como telefonia, o que dificulta o contato direto.
O presidente americano também comentou que mantém uma boa relação com Kim Jong Un, reforçando o tom conciliador adotado em declarações anteriores. No entanto, um alto funcionário do governo dos EUA afirmou no dia (24) que não há reunião agendada com o líder norte-coreano durante esta viagem.
A visita de Trump à Ásia inclui compromissos no Japão, Coreia do Sul e participação em fóruns multilaterais como a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). A possibilidade de um encontro com Kim reacende expectativas sobre o futuro das negociações nucleares e da estabilidade na península coreana.
Embora não esteja nos planos imediatos, a disposição de Trump em retomar o contato com Kim pode influenciar os rumos diplomáticos na região, especialmente diante das tensões persistentes envolvendo armamentos e sanções internacionais.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















