Tóquio, Japão — 28 de outubro de 2025 — Kyodo News – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no dia (27), por volta das 17h, após participar da cúpula da ASEAN na Malásia. Esta é sua quarta visita oficial ao Japão como chefe de Estado, sendo a última em 2019, durante a reunião do G20 em Osaka.
Na noite do mesmo dia, Trump foi recebido pelo imperador Naruhito em cerimônia privada. A visita marca o início de uma agenda estratégica que inclui encontro com a primeira-ministra japonesa, Takaichi Sanae, previsto para o dia (28).
Takaichi publicou uma mensagem de boas-vindas na rede X, expressando entusiasmo com a reunião e destacando a importância da aliança entre os dois países.
A líder japonesa também compartilhou imagens da Torre de Tóquio e do Tokyo Skytree iluminadas com as cores da bandeira dos Estados Unidos, em homenagem à visita presidencial.
Durante o encontro bilateral, Trump e Takaichi devem discutir estratégias de defesa regional e o plano de investimento japonês de US$550 bilhões nos Estados Unidos, fruto de intensas negociações comerciais entre os dois governos.
A expectativa é que o encontro fortaleça ainda mais os laços diplomáticos e comerciais entre Japão e Estados Unidos, em um momento de reconfiguração geopolítica na região do Indo-Pacífico.
- Jay lança “Graveyard” e destaca nova fase artística - 13 de janeiro de 2026 8:15 am
- Oposição japonesa se prepara para possível eleição antecipada - 13 de janeiro de 2026 6:54 am
- Takaichi e Lee se reúnem em Nara para reforçar laços bilaterais - 13 de janeiro de 2026 6:48 am
















