Tóquio, Japão — 4 de outubro de 2025 — Yomiuri Shimbun – A ex-ministra da Segurança Econômica, Takaichi Sanae, foi eleita líder do Partido Liberal Democrático (PLD), principal força política do Japão. Com a vitória, ela se torna a primeira mulher a comandar o partido e poderá fazer história ao assumir o cargo de primeira-ministra, caso vença a votação no Parlamento.
A eleição interna contou com cinco candidatos. No primeiro turno, Takaichi obteve 183 votos, seguida por Koizumi Shinjiro com 164, Hayashi Yoshimasa com 134, Kobayashi Takayuki com 59 e Motegi Toshimitsu com 49. No segundo turno, Takaichi superou Koizumi com 185 votos contra 156.
A nova líder também destacou a importância de reforçar a aliança Japão-EUA, especialmente diante dos desafios diplomáticos crescentes. Ela pretende ampliar a cooperação trilateral com Washington e parceiros estratégicos como Coreia do Sul, Austrália e Filipinas, promovendo uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
Takaichi iniciou sua carreira como apresentadora de televisão e ingressou na política em 1993, elegendo-se como independente. Representa a província de Nara e entrou para o PLD em 1996. Atuou em diversos cargos ministeriais, incluindo ministra das Comunicações, função que ocupou por 1.438 dias, e ministra da Segurança Econômica, onde criou o sistema de “clearance” para proteger informações sensíveis.
A próxima etapa será a votação na Dieta, onde as câmaras Baixa e Alta decidirão quem ocupará o cargo de primeiro-ministro. Embora a coalizão governista não tenha maioria, ainda não está claro se os partidos de oposição apresentarão um nome alternativo. Se confirmada, Takaichi será a primeira mulher a liderar o governo japonês.
- Verônica Sterman assume vaga no STM e gera controvérsia - 6 de outubro de 2025 6:23 am
- Flores de cosmos colorem parque aos pés do Monte Fuji - 6 de outubro de 2025 6:07 am
- Barco turístico colide em porto e fere 15 no Japão - 6 de outubro de 2025 5:56 am