Kuala Lumpur, Estado Federal de Kuala Lumpur, Malásia — 26 de outubro de 2025 — Kyodo News – A primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone no dia (25) e concordaram em elevar a aliança entre seus países a um novo patamar. A ligação ocorreu após a chegada de Takaichi à Malásia, onde participa de uma cúpula regional com líderes da ASEAN.
Durante os dez minutos de conversa, Trump parabenizou Takaichi por sua recente posse como chefe de governo. A premiê japonesa destacou que o fortalecimento da aliança Japão-EUA é prioridade máxima de sua administração no campo da política externa e de segurança.
A líder japonesa também expressou respeito pela atuação de Trump na mediação do cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Ela agradeceu o apoio contínuo dos EUA na questão dos cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte e pediu que o presidente mantenha a cooperação nesse tema.
Após a ligação, Takaichi comentou com jornalistas que Trump é uma pessoa “muito alegre e envolvente” e revelou que ele mencionou o carinho que o ex-primeiro-ministro Abe Shinzo tinha por ela. A premiê também publicou em sua conta na rede X que teve uma conversa franca e positiva com o presidente americano.
O encontro presencial entre os dois líderes está previsto para o dia (28), em Tóquio. Enquanto isso, Takaichi segue com sua agenda na Malásia, onde se reunirá com representantes dos países-membros da ASEAN para discutir cooperação regional e segurança estratégica.
- Banco Central Europeu mantém taxa de juros em 2% - 19 de dezembro de 2025 1:48 pm
- Juros de títulos japoneses atingem maior nível em 19 anos - 19 de dezembro de 2025 1:43 pm
- Banco do Japão eleva juros ao maior nível em 30 anos - 19 de dezembro de 2025 1:37 pm
















