12.5 C
Kóka
segunda-feira, 6 outubro, 2025 9:16: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Startup japonesa revela novo módulo lunar para 2028

Empresa ispace apresenta projeto de pouso na Lua com apoio governamental e foco em entregas espaciais

spot_img

Tóquio, Japão — 3 de outubro de 2025 — NHK – A empresa japonesa ispace, sediada em Tóquio, revelou um novo módulo lunar que está em fase de desenvolvimento e tem lançamento previsto para 2028. A iniciativa busca posicionar o Japão como protagonista na economia espacial, com foco em serviços de entrega na superfície da Lua.

O módulo, apresentado à imprensa no dia (2), terá cerca de 3,6 metros de altura por 3,3 metros de largura e capacidade para transportar cargas de até várias centenas de quilos. O projeto recebeu um investimento de ¥12 bilhões — aproximadamente US$ 81,6 milhões — do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

“Somos a única empresa fora dos Estados Unidos com capacidade de levar um módulo à Lua”, afirmou Hakamada Takeshi, CEO e fundador da ispace.

Após uma tentativa frustrada de pouso lunar em junho, a empresa agora foca em testes ambientais e de vibração para aprimorar o design antes de iniciar a construção da espaçonave que será acoplada a um foguete.

Nos últimos anos, empresas americanas lideraram os avanços privados na exploração lunar, com pousos bem-sucedidos em 2024 e 2025. A ispace pretende se tornar a primeira companhia japonesa a realizar esse feito, fortalecendo a presença do país no setor espacial comercial.

“Vamos concluir este módulo com o objetivo de consolidar o papel do Japão no desenvolvimento de negócios na Lua”, reforçou Hakamada.

Com o novo projeto, o Japão se aproxima de integrar o seleto grupo de nações e empresas capazes de operar na superfície lunar, ampliando suas ambições tecnológicas e comerciais no espaço.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img