Saitama, Província de Saitama, Japão — 18 de outubro de 2025 — NHK – Um supermercado localizado ao norte de Tóquio está comprando menos arroz recém-colhido do que o habitual, devido ao aumento significativo no preço do produto. Em contrapartida, a loja tem ampliado a oferta de arroz da safra anterior, mais acessível para os consumidores.
Desde meados de agosto, o estabelecimento comercializa sacos de cinco quilos de arroz novo com preços cerca de 1.000 ienes — aproximadamente 7 dólares — acima do valor praticado no mesmo período do ano passado. Uma pesquisa nacional apontou que o preço médio do pacote de cinco quilos em cerca de 6.000 pontos de venda no país chegou a 4.210 ienes, ou cerca de 28 dólares, incluindo impostos.
Segundo os responsáveis pelo supermercado, embora as vendas de arroz novo geralmente aumentem nesta época do ano, o produto da safra anterior tem apresentado desempenho superior. Em setembro, o número de pacotes vendidos do arroz mais antigo foi mais que o dobro do volume de arroz novo comercializado.
Ambos os tipos de arroz ocupam o mesmo espaço nas prateleiras, o que facilita a comparação direta pelos clientes. O comprador responsável pela seção de arroz afirmou que é incomum ver o arroz da safra passada vendendo tão bem nesta época do ano.
O governo japonês estima que a colheita de arroz de mesa deste ano será 630 mil toneladas maior do que a do ano anterior, o que pode contribuir para uma queda nos preços nos próximos meses. Enquanto isso, os supermercados seguem ajustando suas estratégias para atender à demanda sem comprometer o orçamento dos consumidores.
- Preço alto faz mercado japonês reduzir compra de arroz novo - 18 de outubro de 2025 12:42 am
- Chiquinha Gonzaga inspira em edição especial do programa O Sul em Cima 31/2025 na Rádio Shiga - 18 de outubro de 2025 12:34 am
- Japão prende líder de grupo de golpes baseado no Camboja - 18 de outubro de 2025 12:26 am