12 C
Kóka
terça-feira, 14 outubro, 2025 7:49: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

OMS alerta para aumento global no uso de cigarros eletrônicos

Relatório aponta mais de 100 milhões de usuários e crescimento preocupante entre adolescentes

spot_img

Genebra, Cantão de Genebra, Suíça — 8 de outubro de 2025 — World Health Organization (WHO) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou no dia (7) seu primeiro relatório global sobre o uso de cigarros eletrônicos, estimando que mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo utilizam esses dispositivos. O documento revela que o consumo é mais prevalente em países de alta renda, conforme classificação do Banco Mundial.

O relatório também destaca um dado alarmante: pelo menos 14,7 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos são usuários de cigarros eletrônicos, número que pode ser ainda maior. Em países com dados disponíveis, jovens dessa faixa etária apresentam taxas de uso até nove vezes superiores às dos adultos.

“Apesar dos esforços para controlar o tabaco, a indústria está reagindo com novos produtos de nicotina, mirando agressivamente os jovens”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

A organização reforça que tanto os produtos tradicionais de tabaco quanto os cigarros eletrônicos representam riscos à saúde humana. O uso precoce está associado a dependência de nicotina, problemas respiratórios e impacto no desenvolvimento cerebral de adolescentes.

O relatório da OMS serve como alerta para governos e autoridades sanitárias sobre a necessidade de regulamentação mais rígida, campanhas educativas e políticas públicas voltadas à proteção da juventude contra os efeitos nocivos do vaping.

“O crescimento do uso entre adolescentes exige resposta urgente e coordenada dos sistemas de saúde”, destacou um especialista em políticas de controle do tabaco.

A OMS continuará monitorando os dados globais e incentivando ações que visem reduzir o consumo de nicotina em todas as suas formas, com foco especial na prevenção entre jovens e na promoção de ambientes livres de tabaco e derivados.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img