12 C
Kóka
terça-feira, 14 outubro, 2025 7:41: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Integração com samba no Pavilhão Brasil da Expo 2025 Osaka

Pavilhão Brasil promove shows e oficinas de samba com apoio do Banco do Brasil e da ApexBrasil

spot_img

Osaka, Província de Osaka, Japão — 9 de outubro de 2025 — NHK – O samba é patrimônio brasileiro e esse ritmo musical foi mais divulgado no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)). O evento, que começou no dia 8 e vai até odia 9, conta com show e workshop com o apoio do Banco do Brasil.

O Diretor do Pavilhão Brasil, Pablo Lira, comentou: “O samba não é só música, é uma cultura que conecta pessoas e compartilha alegria. Sinto que este evento estreitou ainda mais a distância entre o Japão e o Brasil por meio da música e dos sorrisos.”

A Gerente-Adjunta do Banco do Brasil (BB), Bruna Cortella, destaca que a instituição financeira está no Japão há mais de 53 anos. O BB fez uma ação de futebol por ser um esporte que conecta os dois países. “E o samba também conecta o Brasil e o Japão. Há o tradicional Carnaval de Asakusa, em Tóquio, realizado em agosto, reunindo diversas escolas de samba. O banco entende que conectar os nossos povos brasileiros e japoneses pela cultura é algo valioso para nós”, destacou, complementando que a cultura é um dos territórios da marca do banco que investe em outras áreas como esporte, tecnologia e
sustentabilidade com proximidade no Brasil e no Japão.

O evento foi conduzido pelo grupo Samba Show Brasil formado por Rose Mainha, Bruna Rizzo, e Vivi Aburano, três artistas com longa trajetória no Carnaval de Asakusa e em eventos. Os shows, que duravam uma hora, contavam com fantasias coloridas e passos
graciosos, cativando o público.

A oficina também proporcionou a oportunidade de aprender os passos do samba. Visitantes, adultos e crianças, experimentaram os passos do samba pela primeira vez, aprofundando sua compreensão e familiaridade com a cultura brasileira.

A passista Rose Mainha tem experiência de 20 anos nessa área no Japão. “Sambar na frente dos japoneses é emocionante. Eles compreendem a nossa cultura e isso dá muito incentivo”, enfatizou ela.

Visitantes
“Foi curto tempo, mas percebi que dançar samba mexe bastante com o corpo. É muito alegre e aprendi alguns passos do samba”, disse a moradora de Hyogo, Mayu Kumamoto.

Já a moradora Yayoi Hiraki revelou que veio na Expo somente para esse evento. “Eu gosto de samba e gostaria de aprender a sambar. Foi muito divertido”, falou.

A apresentação será feita a cada hora no dia 9, começando às 10 da manhã e vai até 6 da tarde.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img