12.5 C
Kóka
segunda-feira, 6 outubro, 2025 9:34: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filme “Onde as Ondas Quebram” será exibido no Pavilhão Brasil da Expo 2025 Osaka

spot_img

Osaka, Japão, 3 de outubro de 2025 – APEX – O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vai exibir o filme “Onde as Ondas Quebram” nos dias 4, 6 e 7 de outubro. A documentarista Inara Chayamiti busca a identidade através da história da família nipônica e conta também a saga nipo-brasileira marcada por duas diásporas entre Brasil e Japão.

No ano em que se comemoram os 130 anos da relação diplomática entre o Brasil e o Japão, o filme é uma reflexão para o futuro dessa relação humana. No Brasil, Inara é vista como japonesa mas, no Japão, sentiu-se estrangeira, assim como muitos descendentes de japoneses. O pai de Inara casou-se com uma não descendente de japoneses. Já os tios da diretora do filme vivem no Japão há mais de 30 anos e consideram-se brasileiros. E as primas, que nasceram no Japão, são brasileiras que só conhecem o Japão.

Neste contexto, a documentarista traça a jornada da história da família relacionada com a história dos imigrantes japoneses que desembarcaram no Japão, em 1908.

O filme já foi exibido nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Brasil e Japão.

Perfil
Documentarista nipo-brasileira residente em Portugal, Inara Chayamiti conta histórias de não-ficção há mais de 15 anos. Formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (Brasil), especializou-se em cinema, estudou documentário no UnionDocs (EUA) e é mestranda em audiovisual na Universidade do Minho (Portugal).

Mais detalhes aqui:
Datas: 4, 6 e 7 de outubro
Horário: das 17 às 18h
Local: Pavilhão Brasil
Reserva: https://www.eventbrite.com/o/brasil-pavilion-113022319641

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img