Osaka, Província de Osaka, Japão — 7 de outubro de 2025 — NHK – A Expo Mundial de Osaka 2025 entra em sua semana final com expectativa de aumento no fluxo de visitantes e foco na preservação do legado do evento. Desde sua abertura em abril, a feira internacional já recebeu mais de 23,5 milhões de pessoas, superando o número registrado na Expo de Aichi em 2005.
Com a participação de 158 países e territórios, a exposição trouxe ao Japão debates, inovações e experiências centradas no tema “Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”. Na reta final, está programado um evento de divulgação da Expo 2030, que será realizada na Arábia Saudita, além de um talk show com produtores de pavilhões e especialistas sobre como concretizar os conceitos apresentados em Osaka.
Um dos principais símbolos da feira, o Grand Ring — reconhecido como a maior estrutura arquitetônica de madeira do mundo — será parcialmente preservado como atração pública após o encerramento do evento. Parte da madeira utilizada na construção será reaproveitada para erguer casas destinadas a vítimas do terremoto na Península de Noto, ocorrido em 2024.
Além do impacto cultural e urbanístico, a Expo também movimentou a economia local, impulsionando o turismo e a rede de serviços em Osaka. A organização reforça que, até o encerramento oficial no dia (13), todas as medidas de segurança e logística estão sendo intensificadas para garantir uma experiência segura e memorável aos visitantes.
Com o fim da Expo se aproximando, o Japão se prepara para transformar o espaço e os aprendizados do evento em ações concretas que reflitam o espírito de inovação e cooperação internacional que marcou os últimos seis meses.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am